Papo de Natureba: Recordações e Abóboras!

Vendo nosso quintal esta manhã e as abóboras que estamos sendo presenteados, me veio a lembrança de que a muito tempo atrás também escrevia textos como estes do “papo de natureba” e achei aqui nos registros os textos “alimentos naturais prana” … eu vendia alimentos naturais na faculdade, e no dia 19/3/2007, no primeiro texto daquela serie, falava de abóboras e depois seguia citando alguns livros de terapias naturais e receitas. Compartilho esta parte 🙂 No curso de outono que esta chegando (16/4) teremos o delicioso e inédito no cardápio, macarrão de abobora… hummmmm!

abraços a todos!

Adriano

 

Untitled design (8)

ALGUMAS PROPRIEDADES CURATIVAS DA ABÓBORA E RECEITAS:

(receitas retirados do Livro “As delicias Naturais da cozinha alternativa” do Prof. Mário Sanchez)

 

Rica em vitamina A. Crua , ralada, substitui a cenoura em saladas (combate a hidropisia). Cozida –Quibebe- purê de abóbora (no tratamento de hemorróidas)

As pontas tenras da aboboreira (cambuquira) são preparadas para fazer sopas com milho verde ralado, ou farinha de mandioca.

 

QUIBEBE CAIPIRA

1 Kg de abóbora amarela (ou moranga), descascada sem sementes, partida em pedaços pequenos. Leve ao fogo com água (bem pouca água) e sal até cozinhar. Escorra a água (reserve ½ xícara). Passe na peneira fina (ou apenas amasse com garfo).

Faça um refogado com azeite, sal, salsa, cebola picada, molho de pimenta ao gosto.  Junte a abóbora e misture bem. Acrescente ½ xícara do caldo de cozer a abóbora e leve ao fogo deixando cozinhar até engrossar. Sirva quente.

 

DOCE DE ABÓBORA

½ quilo de abóbora; ½ quilo de açúcar mascavo.

Cortar a abóbora e colocar numa panela. Juntar o açúcar, canela em pau e cravos. Ferver por 20 minutos.

 

 

MAIS SOBRE ABÓBORA…

(retirado do livro “A CURA PELOS ALIMENTOS” DO Dr. Ernest Schneider)

 

Emprego como vermífugo: Não podemos esquecer que a abóbora figura com insistência nos escritos de Hipócrates. A partir de então encontra-se recomendada em todos os antigos e modernos herbolários como um bom meio diurético, e as suas sementes como excelente vermífugo.

Outras indicações Terapêuticas: Alem das sementes, também se emprega a polpa destes enormes frutos como um dos meios diuréticos eficazes e não irritantes para as doenças dos rins e coração que são acompanhados de hidropisia. Diga-se a este respeito que o emprego de abóbora supõe um apoio não desprezível no tratamento médico das afecções mencionadas. Todas as variedades de abóboras são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis na tendência para a prisão de ventre e nas hemorróidas.

 

RISOTO DE ABÓBORA: ½ Kg de abóbora, 1 ¼ xícaras de arroz integral, óleo de oliva, 6 castanhas do Pará raladas, sal a gosto.

Partir a abóbora, descascar e tirar as sementes. Cortar em pedaços. Por no fogo uma panela com 1 litro de água. Juntar a abóbora e cozinhar por 10 minutos. Derramar o arroz n panela que esta cozinhando a abóbora. Deixar cozinhar durante 30 minutos (ou até o arroz estar cozido). Derramar o risoto numa travessa e pulverizar com a castanha ralada.”

 

 

OUTRAS UTILIDADE MEDICINAIS DA ABÓBORA:

(Retirado do Livro “As hortaliças na medicina natural” de A.Balbach e D.Boarim”) *

 

Anemia, debilidade geral: Tostar as sementes de abóbora. Ingerir 20 a 40 destas sementes, juntamente com as refeições.

Artritismo, doenças do fígado, reumatismo: Incluir liberalmente a abóbora na alimentação, na forma mais simples me natural possível.

Cérebro, tônico para o: incluir abóbora e sementes tostadas de abóbora na alimentação.

 

* este livro é para se ter em casa, fácil de se encontrar em qualquer Sebo… ver também “As frutas na medicina natural” “As plantas curam” dos mesmos autores. Livros básicos para se iniciar uma Biblioteca de Medicina natural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s