Papo de Natureba: Quais caminhos alternativos ao atual modelo do agronegócio?

Uma pergunta que nos fazem… Quais caminhos alternativos ao atual modelo do agronegócio? e que atendam a demanda, seja justo para todos envolvidos, diminua os impactos ambienteais, etc…

Além da Agricultura Orgânica que temos falado, um outro caminho (senão o caminho..rs) é a Agrofloresta… ja ouviu falar?

Gostaríamos de apresentar no papo de natureba desta semana, um pouco sobra a AGROFLORESTA, que é mais que uma alternativa ao atual modelo de agronegócio, mas um resgate do homem com a Terra e toda vida que habita nela, um caminho de Cura, Regeneração e Cooperação.

Vamos compartilhar nossa experiencia no microcosmo do nosso jardim, lugar em que
buscamos aplicar os conceitos da agrofloresta e temos ótimos resultados.
Mas… vamos começar pelo inicio: quando nos mudamos para o endereço atual o terreno era infértil, pois foi nivelado com entulhos ou seja caliça, pedregulhos, areia, tudo que sirva para nivelar a depressão do terreno, incluindo restos de tijolos, argamassa e materiais inúteis resultantes da demolição. O jardim era tão duro que não conseguíamos nem cavar para plantar as primeiras plantinhas. Então seguindo os conselhos de nossos amigos entendidos do assunto Agrofloresta começamos um trabalho de recolher folhas e galhos de arvores para compor o solo. Da onde veio tanta folhas e galhos? da nossa rua!  pegamos as folhas que caem das arvores e quando algum vizinho corta a grama e coloco como lixo logo vamos nos recolher e colocar na terra. Trabalho que fazemos sempre e continuamos a fazer.  Então começamos a ter terra!! apareceram as primeiras minhocas e joaninhas e muitos tatus bolinhas (bichinhos que não via desde a infância). Não foi algo que aconteceu do dia pra noite, mas um processo de observar os ciclos da natureza e dos pequenos animais que aqui encontram um abrigo. Logo começamos a plantar mais variedades e também recebemos com gratidão varias mudas dos passarinhos que passam por aqui, a exemplo da generosidade dos pássaros temos a arvorezinha de pitanga, amora e a muda de maria preta (uma PANC deliciosa). As vezes quando postamos fotos das nossas colheitas nos perguntam se moramos numa chácara e a resposta é: não é uma chácara, mas nosso jardim produz alimento, para nós, outros animais e especialmente para própria terra.

 

Mas somos um exemplo em pequena escala, crianças brincando com um assunto tão encantador.

Felizmente em Curitiba/PR, já temos amigos e parceiros de jornada, fazendo Agrofloresta e suas prioridades, auxiliando a regeneração da Terra, e recebendo na natureza os frutos desta dedicação, e trazendo ao público nas feiras de orgânico, a exemplo da CooperaFloresta, que expõem seus produtos na feira de orgânicos na Praça do expedicionário nas quartas de manhã, e o Gabriel/Thales que levam seus produtos divinos na feira de orgânicos do passeio público nas manhãs de sábado (e agora também entregam cestas em Curitiba e região metropolitana, 98956267, e eles dão consultoria e cursos nas pessoas interessadas em Agrofloresta e Permacultura!!!)

11043100_759268917514512_1260472995422687551_n

foto: Gabriel de Menezes – Simbiose agroflorestal (facebook)

 

Indicamos os vídeos do sábio ERNST GÖTSCH, que inspiram um viver com verdadeiro equilíbrio e respeito.

 

Uma Vida pela Regeneração da Floresta

https://www.youtube.com/watch?v=SKl3_Xigjyc

Abundância

https://www.youtube.com/watch?v=ps_zcuR3AuA

Neste Chão tudo dá

https://www.youtube.com/watch?v=dvv85bE_7HY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s