Resgatando nossas origens – “Festa das Sementes Crioulas” que aconteceu em Mandirituba, 2015

Estive na III Festa das Sementes Crioulas que aconteceu em Mandirituba, e queria aqui compartilhar e incentivar que os grupos possam se unir e realizar encontros como este por todo Brasil…. precisamos proteger nossas sementes, nossas tradições de sabedoria, os guardiões da Terra, indios, arvores… e esta conexão é vital para despertarmos e voltarmos a reconhecer nossa Mãe Natureza e todos seus filhos….

Além das lindas músicas, apresentações teatrais das crianças, poemas, artesanato, troca de sementes, etc., ainda participei de uma vivência do Agrofloresteiro Thales Mendonça, falando sobre agrofloresta na região do Sul, muita Gratidão por toda sabedoria.

Gostaria de deixar aqui minha gratidão por este dia, que foi tão importante em minha vida…. este encontro em nome da Vida, da Vida e o do Bem de todos os seres, e de reconexão e Cura com Nossa Mãe _/|\_

Gratidão toda organização do evento e movimentos envolvidos (indigenas, produtores orgânicos, etc.)

***

(registro em video, para sentir um pouco da importancia, força e beleza deste encontro)

 

***

Vivemos em tempos de extrema ameaça da agrobiodiversidade. Sementes crioulas, melhoradas e cuidadas por centenas de anos, estão sofrendo contaminação. A III Festa da Semente Crioula em Mandirituba é um sinal esperançoso contra estas ameaças.
Para agricultores que guardaram e continuam guardando as sementes na região metropolitana de Curitiba, esta festa é um momento de animo mútuo, de troca de experiência, como também um momento de divulgação do assunto para toda sociedade: Campo e Cidade precisam estar juntos no cuidado da biodiversidade.
Por isso para esta III FESTA DA SEMENTE CRIOULA DO PARANÁ, o nosso convite se estende de uma forma especial para o cidadão urbano. Vai ter programação não só para quem cultiva o alimento, mas também para quem se alimenta na cidade e se sente responsável por uma agricultura que cuida da terra, da biodiversidade e de todos OS recursos naturais. Por isso:
VENHA PARTICIPAR DA FESTA DAS SEMENTES CRIOULAS EM MANDIRITUBA!
PROGRAMAÇÃO COMEÇA AS 8.30 COM INSCRIÇÃO E CAFÉ:
• Participação do Vencedor do Premio Nobel Adolfo Pérez Esquivel da Argentina
• Oficinas de saberes
• Programa especial para crianças
• Conhecer a ABAI
• Almoço compartilhado*
• Feira com troca de sementes, mudas e animais
• Celebração religiosa e apresentações artísticas
*ALMOÇO COMPARTILHADO:
Assim como nas edições anteriores, realizaremos um grande almoço compartilhado. A ideia é que todas as pessoas participantes tragam algum alimento como contribuição para compartilhar: frutas, sucos, bolos, tortas, e demais pratos da sua escolha. Nas duas Festas passadas o almoço fui maravilhoso, desejamos muita diversidade em nossa mesa! É necessário trazer seus próprios talheres, pratos e copos.
Realizadores:
ABAI, AOPA, EMATER, MST, REDE ECOVIDA, Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Mandirituba.
Informações:
Alice – a.farianovato@gmail.com
Marianne – marianne@fvida.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s